domingo, 23 de novembro de 2008

I'm from... (Eu sou de...)

Ouvi durante o treinamento (pelo qual todas as au pairs passam quando chegam aqui nos states) da boca de uma das "treinadoras"(?) que os EUA é um país de imigrantes. Pensei, interessante, o Brasil também é um país de imigrantes. Mas por algum motivo eu olho a minha volta e apesar de realmente ver gente do mundo inteiro eu não conseguia enchergar essa semelhança.

A grande diferença é, ambos países foram formados por imigrantes mas o Brasil é um país mestiço e o EUA não.

Aqui você realmente vê gente de todo lugar o tempo todo. É mais comum ver pessoas falando com sotaque do que não (aqui na California é mais comum ver as pessoas falarem espanhol do que inglês). Mas aqui não tem a mistura.

É muito comum quando você conhece alguém ouvir a pessoa ser apresentada assim: "Hi, esse é o Fulano ele é [insira uma nacionalidade qualquer aqui]". As pessoas são comumente definidas por sua decendencia e vejo muitas pessoas se orgulharem de fazer tal distinção. O que também é muito comum é a pessoa dizer que é de X nacionalidade mesmo tendo nascido aqui dos EUA o que é bem confuso pra mim. No Brasil, nasceu lá é brasileiro certo? Você pode se dizer descendente de "seja lá o que for" mas você é brasileiro, de cabelo duro, olhos puxados e azuis, e pele cor de jambo que seja. Aqui eu nunca sei se a pessoa nasceu mesmo aqui e só os pais dela são Indianos ou Japoneses ou whatever (seja lá o que for) ou se ela é realmente imigrante que veio pra cá quando crinça e não tem sotaque.

O que eu quero dizer com isso é que é interessante como as pessoas tem o prazer de se distinguirem aqui pela sua nacionalidade. O verdadeiro americano não existe. Ele é na verdade Asiatico, Italiano, Alemão... Até hoje não ouvi ninguém dizer "I'm American" mas já ouvi incontaveis "I'm Indian", "I'm German", "I'm Asian", "I'm African-American"(I'm = Eu sou) mesmo que todos tenho nascido aqui na terra do Tio Sam.

No Brasil todo mundo já saiu se misturando e não tavam nem ai. Aqui ainda tem gente que não namora quem não seja da mesma descendencia. É japones com japones, europeu com europeu, africano com africano, latino com latino e dai vai. Mas é claro que a nova geração esta surgindo e talvez daqui há algumas gerações o EUA vai ser como o Brasil, um mix de raças impossivel de se distinguir. Eu particularmente acho isso lindo.

4 comentários:

Unknown disse...

Mai friendi, arrasou nesse post hein?! Eu sempre soube da sua inteligência, porém, dessa vez me surpeendi. Nossaaaaaaaaa tá de PARABÉNS!
Adorei sua análise sócio-cultural, histórica revestida de cunho filosófico e conscientizador.
Realmente aqui no BR as pewssoas nao se apresentam e fazem essa distinção, mas, fazem outras q são, a meu ver igual ou piores, tp assim: EU sou fulano, e sou (profissao qq). Ou seja, se vc é médico eh chiqueeeee, mais se é gari, aí ferrou rs.
Bjks.

May disse...

Mto legal seu post

Mostra q nós brasileiros n somo tão anti-nacionalistas assim. (Como na propaganda da havaianas)rs...

Vc disse algumas verdades. Engraçado como essa ausência de diversidade, causa tamanho estranhamento em nós... outro dia tava no bus ido pro trabalho e subiu um bando de gente loira dos olhos azuis, uns 15... aqui no brasil tipo, cada vez mais raro, dada as misturas. Aí fiquei pensando... pareciam ser produzidos em série... todos extremamente parecidos e no país deles(holanda)todos devem ser exatamente assim (no diversity), isso causa certa estranhesa p nós brasileiros, acostumados com todas as tonalidades de cores de pele possíveis. Imagino q eles tb devem achar super estranho ver tantos tons de pele q talvez ele nunca soubessem q existiam.

Concordo com vc, em 1º lugar sou brasileira. E acho linda a mistura do nosso país. Na minha família por exemplo a irmã do meu pai tem pele bem clara, passa por branca aqui no brasil e tem cabelo liso, e meu pai é da minha cor com cabelo duro. Minha avó paterna e descendente de índios e brancos e minha avó materna de africanos. É uma mistura incalculável de tons de peles diferentes q existem na minha família, todos convivendo harmoniosamente e eu adoro isso.

Bjos



bjos

Rodolfo Alves disse...

na verdade aki eh tudo junto e misturado...e ai como vc falou
latino com latino.. asiatico com asiatico..

igual novela de antigamento q soh tinha negro com negro..

ah sei lá..
naum sabia muito oq comentar..rsrs

beijOs

Lici in the sky with diamonds disse...

de fato o Brasil é o país das misturas. Interessante ver cm as pessoas têm um certo medinho das pessoas, né?! Como se houvesse uma grande diferença entre ser humano nascido na áfrica e humano nascido na frança. sei lá. Isso é meio que uma ilusão pra se sentir especial e único ou coisa assim. enfim. Bom msm é ser brasileiro, seja lá de onde vc for ;)