terça-feira, 29 de julho de 2008

Coffee Shop

Estou num tipo coffee shop americano, almoçando com o meu laptop. Vim dirigindo yay! Naum matei ninguem embora meu host quase tenha morrido do coração.

sábado, 26 de julho de 2008

Update

Em primeiro lugar

Quero agradecer, primeiro a Deus pela minha sorte absoluta. Eu naum sei dizer se eh sorte ou se eu sou abençoada. Porque até aqui tudo tem corrido maravilhosamente bem. Algumas coisas do jeito que eu esperava, outras naum mas no final tudo ficou bem e eu estou feliz, isso e o que importa.
Tambem quero agradecer a minha familia e amigos pela atenção, visitas, presentes. Eu naum esperava e isso me fez sentir muito bem. Quase que desisti de vir, :)

Despedidas

Eu as temi como cachorro teme agua. Mas naum tinha como fugir. Chorei, choramos todos, ate quem eu naum esperava que chorasse. Confesso que, entrei no avião pensando, meu deus a primeira oportunidade que eu tiver eu volto. Mas isso era so o medo misturado com todo o carinho que vc recebe. Vai ser dificil, vai te fazer chorar mais faz parte. A vida é emocionante.

Avião

Pra quem nunca tinha voado na vida, I`ve had enough (pra mim chega). Classe economica por horas naum faz bem pra ninguem. Quem puder tenha um daqueles travesseiros de pescoco ou um amigo pra colocar as pernas em cima. Amigos saum muito uteis nessa hora e sou muito grata de ter tido a Gi, a Ju, a Miriam e a Lorena pra dividir comigo aqueles momentos miseraveis.

Imigração

[Esse eh conselho pra Bela ;)]
É tranquilo, mas ter 1,50m, cara te criança, estar carregando um cachorrinho de pelucia e vestindo uma blusa rosa DOES NOT HELP (naum ajuda). O guardinha la cismou que eu naum tinha 23 anos. Mas ele fez umas piadas, eu ri e passei (logo depois da Ana Furtado e do Boninho, uau).

Alfandega

Me pegaram, porque? Naum acreditaram que eu ia ser au pair, achavam que eu estava com o grupo da Disney. O guardinha foi simpatico, ficou me zoando, mas eu tava de bom humor. Abriu minha mala, revistou tudo. Me disse que falava portugues mas so falou espanhol e eu deixei passar (era autoridade ne). Chamou todo os guardas de la e perguntou que idade eles me davam. Quem deu mais deu 16. Ta né...

Miami Beach

Lindo, lindo, lindo, mas todo mundo fala espanhol. Eu frustrei, confesso. Crente, crente que ia falar ingles, arrasar, que nada, eu perguntava em ingles, eles respondiam em espanhol.

New Jersey

Eh legal. Bem perto de NY o lugar onde ficamos. O hotel é maravilhoso. Acho que nem tão cedo vou poder me hospedar num hotel daquele denovo. Starbucks de graça, to no céu.

Primeiro dia, primeiras impressões

É uma mudança muito grande, eu fiquei meio perdida. Chegando em Miami e aquele bando de pessoas falando espanhol e vc querendo se expressar em ingles sem conseguir. Juro que cheguei num momento e pensei, to f*** naum vou conseguir me expressar aqui, naum consigo compra uma agua, como eu vou me virar? Mas isso foi só o primeiro instante. Depois sem perceber vc vai se adaptando e quando vê já se arranjou.

A Pessoas

Extremamente gentis e educadas. To passada. Eles se oferecem pra ajudar, sorriem pra vc. Aqui na minha family, eles agradecem até a pessoa que cozinhou pela comida. Impressionante.

Dando noticias

Gente é quase impossivel dar noticias durante a primeira semana. O tempo é pouco e ligar é caro. Usar internet tambem é muito dificil, poucos computadores, lentos e muita gente querendo usar. Eu só entrei pra dar noticias rapidas pra algumas pessoas e mesmo assim depois de esperar muito tempo.

Treinamento

Eu fiz o Infant Specialized (especial pra quem vai cuidar de bebes) entaum naum da pra falar no geral. Minha experiencia foi bem diferente da da maioria das meninas. Eu vou dar o meu ponto de vista geral. Pretendo escrever uma especie de relatorio pra Ju (minha orientadora no Brasil) e se naum ficar muito chato eu posto aqui. Gostei muito mesmo do treinamento. As "professoras" dão todos os tipos de dica pra te guiar. Pra mim foi muito util, mesmo ja sabendo dar banho, trocar frauda e etc. Eles ensinam o American Way (o jeito americano) de fazer as coisas. As professoras foram otimas, muito atenciosas e doces. Tirando a Tracy que e muito forçada (naum da aquela mulher, muito serio), mas eu quase naum tive aula com ela. O treinamento é extremamente cansativo, mas elas compreendem.

New York Tour

Sim, é muito rapido. Eu particularmento gosto de ver as coisas pelo lado positivo, e achei muito bom conseguir ir nos principais lugares de Nova Iorque em uma noite. O proposito do tour, segundo o guia (bonitinho) é que a gente saiba quais são os lugares legais e como chegar la. A gente vai num onibus e só desce por pouco tempo em alguns lugares estrategicos, mas é o suficiente pra tirar fotos e ate comprar algumas coisas. O guia que nós pegamos era muito bom porque ele dava otimas dicas.

Se despedindo denovo

O momento mais triste do treinamento foi me despedir das meninas. Gi, Ju, Miriam, Lorena, foi muito bom dividir isso com vcs, espero que vcs estejam bem com as suas familias e I`m going to miss you so bad (foi sentir muito a falta de vcs).

As outras Au Pairs

Como é interessante conhecer as outras meninas de outros paises. As brasieiras tambem, e foi muito legal poder conversar portugues com elas (eramos quatro no Infant Specialized e as outras meninas nos chamavamos de Brazilian Mafia), mas fiz o possivel pra conversar com as outras meninas. Eram todas muito gentis e amigaveis e no final das contas vc vê que todo mundo é igual que as inseguranças e esperanças e medos são os mesmos.

A Host Family e os primeiros dias

Voar pra Califa foi muito cansativo. Gente que chato ficar presa naquela cadeira minuscula. O primeiro avião pra Pensylvania onde eu faria a conexão era tão pequeno que eu, EU não conseguia ficar em pé embaixo do compartimento das malas. No segundo avião, um pouco melhor foram quase cinco horas de ansiedade queimando no peito. Naum tem jeito, naum da pra parar a queimacaum e o coração batendo muito rapido. Sai do avião, fui no banheiro e passei um pouco de batom e pentiei o cabelo pra ficar apresentavel. Fui realista, depois de horas voando e uma semana muito cansativa eu naum esperava estar apresentavel. Fui andando em direção a saida coração disparado, vi um monte de gente do outro lado do portão e avistei minha family. Eles tavam sozinhos, parecendo calmos só olhando. Eu os vi primeiro e todos sorriram. Pra acabar com o meu questionamento de `eles vaum ou naum abracar` a M abriu os braços e me abracou e depois o A fez o mesmo. Eu me senti muito bem estando com eles, o nervosismo acabou.

Nós conversamos um pouco, ficamos em silêncio um pouco, mas tranquilamente. Eu estava (e ainda estou) com a garganta ruim, entaum minha voz ta muito ruim, essa foi minha desculpa pra naum falar muito. Mas essa é a minha personalidade eu sou bem quieta, eu observo mais. Eles tambem são assim, então a gente fica muito em silêncio mas naum é estranho.

Em casa estava a Grammie (vovó) a mãe do A. Ela acabou de ir embora, e é a senhora mais fofa da face da terra. Serio, ela me tratou tão bem, mas tão bem.

O A e a M são uns amores. Isso é novo pra eles tambem então eles estão se ajustando. Mas eles me tratam muito bem e saum muito atenciosos. Então quando a gente chegou eu fui conhecer a Baby C, ela é melhor do que eu imaginei. Ela estava dormindo e como eu estou doente naum quis pega-la, mas que bebe fofo e calmo. Eu ja estou aqui há quase 48 horas e ainda naum ouvi ela chorar alto.

Depois o A me levou pro meu quarto, me mostrou tudo me mostrou o resto da casa por alto, mas eu naum guardei muito na memoria pq estava muito cansada. Eu fiquei um pouco no quarto, depois eu desci, a gente conversou um pouco e eu me senti muito bem embora naum conseguisse falar muito, fiquei um pouco timida. A M deixou eu segurar a Baby C um pouco mesmo eu estando tossindo quem nem uma doida. Mais tarde eu subi pra tomar banho e dormir pq eu estava exausta, o dia foi muito cansativo. Mas quem disse q eu conseguia dormir. Mesmo tendo dias casativos e noites de naum mais de 6 horas de sono mais vôos longos eu naum consegui dormir. Só conseguia pensar em como era surreal estar aqui.

Quando acordei no dia seguinte, naum me senti estranha, desci normalmente pra tomar café. Encontrei a Grammie com o baby, nós conversamos um pouco, eu tomei um pouco de cafe. Eu amo o cafe daqui. Depois nós tomamos cafe da manha na mesa, mingau de aveia, muffin e frutas. Ai o resto do dia foi so observando e ficando com eles, conversando, segurando o bebe. Eles são muito o que eles chamam laid back, eles naum são muito neuroticos então eles naum tem muito horario pra nada. A tarde nós comemos sanduiche no almoco, do lado de fora. E a noite fomos pra um restaurante muito legal na beira do Oceano Pacifico. Foi a primeira vez que eu vi o Oceano Pacifico hehehehehe. O jantar foi maravilhoso mas como estava muito frio e ventando quando eu cheguei em casa eu naum parava de tossir. Eles me deram remedio pra tosse mas naum funcionou muito. Chegamos a mais ou menos nove horas e eu fui dormir direto, tava muito cansada.

Eu podia contar tudo mas estou tentando escrever esse post desde ontem e ainda naum consegui terminar. Então vou parar por aqui. Esses dias tem sido bem tranquilos porque, eles (os hosts) são tranquilos. A maior parte do tempo eu desço e fico com eles olhando o baby e conversando. Hoje passei a maior parte da manhã so segurando a baby C enquanto ela dormia.

Os Presentes

Eu trouxe cafe, feijão, doce, um livro de fotos do Brasil, um cd de Bossa Nova, pra eles dois, mais um par de Havaianas Baby, a camiseta My au pair rocks, um livrinho com palavras em português, um cd de musica pra crianca e lacinhos pra cabeça. Eu so dei hoje (domingo) e eles adoraram.


Dicas

Se conselho fosse bom se vendia naum se dava. E eu ja ouvi de uma pessoa que quando se trata de intercambio a melhor coisa a se fazer é esquecer tudo que as pessoas que ja fizeram intercambio tem pra dizer sobre a experiencia delas, pq a sua experiencia vai ser totalmente diferente. Esse foi provavelmente o melhor conselho que ja me deram. Mas eu gostaria de dar algumas recomendações principalmente pras minhas amigas que estão pra vir pra ca.
1- Relaxem, a maioria das coisas que tiram o nosso sono naum são nada demais. Acreditem tudo vai se arranjar.
2- O travesseiro de pescoço é muito util, principalmente se vc estiver voando de NJ pra Cali sozinha.
3- No treinamento, vire pro lado e pergunte da onde aquela pessoa vem e pra onde ela vai. Ja é o suficiente pra vc fazer um amigo novo.
4- Prestem atenção no treinamento, se vc naum entender o que estão falando perguntem. Eu estive numa situação onde uma americana estava tentando falar portugues comigo e eu vi como é que eles devem se sentir em relação a gente. Se vc naum falar que vc naum esta entendendo eles naum vão saber. E se vc naum estiver entendendo o que as mulheres ensinam no treinamento, ele realmente vai ser muito chato. Elas são bem compreensivas em relação ao ingles ruim das meninas e explicam denovo bem devagar.
5- Naum se preocupem com o seu ingles se ele naum for muito bom. Relaxa que vem. Mas pergunte, pessa pra repetir.
6- Compre um cartão telefonico no wallmart ou no aeroporto. Ele dura bem, da pra dar noticias pra sua familia. Mas tome cuidado com o telefone do hotel, só ligue do seu quarto se vc souber com certeza como usar o cartão. Uma menina acabou com uma conta de 700 dolares no meu quarto.
7- Comprei minha camera em NY, paguei 230 dolares pela camera, mais 10 pelo cartão e 20 de taxa. Paguei taxa caro mas eu queria muito aquela camera e no wallmart em NJ (onde as taxas são mais baratas) naum tinha mais a camera que eu queira. A camera é excelente e por mim eu fico com ela pelo ano todo.
8- Tem wireless no hotel mas vc tem que pagar por ela. E é caro. Infelizmente.

Eu acho que é isso por agora. Esse post já ta bem grande e eu estou tentando escrever ele ha muito tempo. Mesmo naum tendo trabalhado desde que eu cheguei aqui, eu naum tive muito tempo pra nada então, naum respondi e-mails nem scraps e eu sinto muito por isso. Eu juro que vou tentar fazer isso essa semana. E mandar fotos tambem. Eu estou tentando dedicar tempo pra conquistar minha host family. Ja que eu to morando com eles e eles são tão legais comigo eu acho que isso é importante.

Concluindo

Esta sendo melhor do que eu imaginava. Quando estava no hotel me pegava louca achando tudo muito surreal. Naum acreditava que eu estava aqui nos EUA. Mas desde que eu cheguei aqui me sinto taum bem. Eles me tratam taum bem que eu me sinto totalmente confortavel. Alem do mais a casa deles e deslumbrante. Tem bastante arvores em volta (hoje a tarde eu vi um veado pela primeira vez, aqui no quintal comendo as plantas da Marina) e eles quase naum ligam a TV mas eles tem um radio satelite que pega uma radio muito boa e ela ta sempre tocando ao fundo. As musicas saum otimas e eu me pego pensando que esse eh um estilo de vida legal. Acho que eu vou ser muito feliz aqui.

Com amor, Carlinha
Ps.: Alguem sabe como usar o teclado em portugues aqui. Eh horrivel naumter acento.

sábado, 19 de julho de 2008

Pensamentos Pré-Embarque

Depois de várias interrupções consegui chegar aqui pra fazer esse pequeno post que estou tentando fazer a dias.

Queria dizer 3 coisas só:

1º) Mudança de foco - Eu estava triste pensando no meu embarque. Olhava pra tudo e pensava, estou deixando, estou deixando aqui. Depois vi que estou deixando pra ir realizar meu sonho. Isso é a realização da minha vida. Eu quis muito e fiz acontecer. Decidi para de olhar pra coisas que eu olho todos os dias (e que vou voltar a olhar daqui a um ano) e começar a olhar pra frente, pra tudo que eu vou aprender e conhecer e experimentar. Pros amigos que eu vou rever, pras experiencias que eu sempre quis ter. É isso ai. É triste partir, principalmente quando você tem amigos ótimos que sabem fazer você se sentir querida. Mas não estou abandonando ninguém pra sempre, não precisa de drama.

2º) Quer saber como é o sentimento de quem está pra embarcar - Nem é tão ruim assim. Eu achava que deveria ser uma tortura de ansiedade. Que nada. Estive tão ocupada nos últimos dias que simplesmente não tenho tempo pra ficar ansiosa.

3º) Quero agradecer a todos os meus amigos que dedicaram um minuto que fosse do seu tempo pra me desejar boa sorte, me dar conselhos, me dar um abraço de despedida. Todos os conselhos e palavras de apoio foram muito bem vindos. Tento ser a melhor amiga que posso pois valorizo muito, MUITO a amizade. E todos e cada um dos meus amigos foram maravilhosos comigo e me fizeram ver que eu tenho muita coisa boa me esperando aqui quando eu voltar. Muito obrigada mesmo.

É isso, vou partir que eu ainda tenho muiiiito o que fazer. E ainda quero curtir a family hehehehehehehe. Vou tentar vir aqui postar como foi tudo assim que possivel.

Por agora é isso. Amanhã a essa hora vou estar passando no portão de embarque, aahhhhhhh!!!

I'll see you on the other side!!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

TPM+TPE

TPM= Tensão Pré menstrual (todo mundo sabe né, mas tem gente que é lenta)
TPE= Tensão Pré Embarque

Eu estou passando pelas duas. Ai que vontade de chorar...

Pessoas eu sou muito burra. Deixei tudo pra fazer na última hora. Boa coisa não ta dando né. Mas vamos que vamos.

O que ainda tem na To Do list?

1- Copiar os endereços e telefones pra um caderninho
2- Fazer o livrinho de receitas (hahahahahahahaha)
3- Fazer a apostila: 'Como falar com a Carlinha pela Internet' pros meus pais
4- Me despedir de algumas pessoas (muito importante)
5- Ir no banco fechar minha conta
6- Fazer a declaração de plenos poderes e autenticar xerox dos documentos
7- Comprar alguns presentes e bijus pra levar
8- Fazer back up do computador, principalmente as musicas
9- Ir na Anvisa fazer a carteira internacional de vacinação
10- Fazer a malaaaaaaaa

Juro que não fiz esforço pra dar 10 intens.

bjus, principalmente pra quem lê e não comenta [eu também faço isso ;)]

ps.: Feliz aniversário pra Lalá!!! Não pude ir na festinha surpresa dela e to super mal por isso.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Vingança de São Pedro

Há quase um ano atrás quando íamos ter nosso segundo clubinho au pairs STB-RJ a Ju nossa queridissima orientadora tentou marcar um picnic.
O que aconteceu?
Chuveu!
Mês seguinte outro picnic.
O que aconteceu?
Chuveu.
Um dois meses depois outra tentativa.
O que aconteceu?
Chuveu.

Alguns meses depois as meninas tentaram marcar um picnic. Eu, já sagaz, falei.
"Gente no começo da faculdade eu e meus amigos tentavamos ir a praia e nunca conseguiamos por causa da chuva, a gente começou a chamar de 'missa' e conseguimos. Não vamos mais falar picnic."
Beleza, você conseguiu?
Nem a gente.
Mas duas vezes tentamos, mas de ultima hora alguém falava a palavra maldita e chovia.
Eis que tinhamos que marcar a ultima despedidaça de geral. Resolvemos uma 'missa' no Jardim Botânico. Resistimos firmemente falar a palavra maldita. Houve até algumas confusões,pessoas achando que era missa de verdade.

Chegou o dia, sexta feira, 11 de julho de 2008. Guardem essa data. Um sol lindo, céu azul. Rumamos pro Jardim Botânico. Entramos tiramos muitas fotos, as per usual, e sentamos pra comer. Foi quando eu cometi o erro mortal. "Gente, fala picnic, agora pode, o dia ta lindo. Fala picnic bem alto."
Todo mundo, picninc, picnic, PICNIC!!!

Nem dez minutos depois vem aquela nuvem, cheia, gorda, negra e cai uma chuva torrencial.

O melhor de tudo foi, você que estava em qualquer lugar do Rio que não era o Jardim Botânico me responda, chuveu nesse dia? Pois é, só chuveu ali.

Moral da história, São Pedro é vingativo, cuidado com ele.

Mas no geral, foi ótima a despedida. Amo estar com as meninas. Tivemos uma surpresa feliz, a Sr. Arêas (ou a Sá) foi nos visitar. A Miriam conseguiu um tempinho na agenda lotada dela (deeply appreciated) pra nos dar um abraço. E acabamos fazendo um picnic no metrô. Ah e conhecemos a Kelly, nova na comu, muito divertida, se encaixou logo.

Esse fim de semana tive minha despedida no sábado que amei e agradeço aos que compareceram (means a lot to me) e ontem fomos acompanhar a Bia e a Gaby no aeroporto. Não as vimos embarcar mas nos despedimos. Boa sorte meninas, o ano de vocês vai ser muito bom!

Mas tarde em casa meu host me ligou no Skype e eu vi meu baby. Awwwwww... Enorme a bichinha e dorme igual pedra.

Domingo que vem é meu diaaaaaaaaa!!!
Agora deixa eu ir que ainda tenho que comprar muita coisa e resolver muita pendencia.






Bjos!

terça-feira, 8 de julho de 2008

A Little Bit at a Time

Ontem eu vi (pela quinquagézima setima vez) o episódio de Friends que a Monica e o Chandler se casam. Em um certo momento o Chandler entra em pânico foge e quando o Ross o encontra ele diz que casar é um passo muito grande, que ele não consegue. Ai o Ross responde, vamos esquecer casar por um momento, o que você acha de tomar um banho, você consegue tomar um banho. E depois colocar o smoking, não é tão dificil, você consegue colocar um smoking.

To make a long story short, essa virou minha filosofia. Mudar de pais, deixar tudo que me é familiar e morar com pessoas que eu não conheço, me virar sozinha numa cidade que eu não conheço, estudar numa universidade que ensina numa lingua que não é a minha é muito assustador. Mas vamos esquecer isso por enquanto, que tal fazer o projeto da APC sobre a minha host family e a minha cidade? Eu consigo fazer isso. E arrumar meu armario separando o que eu preciso e o que eu não preciso levar? Com certeza eu consigo fazer isso...

E por ai a gente vai, a little bit at a time (de pouquinho em poquinho).

~~*~~

Gente como assim a falta de preparação da polícia do Rio de Janeiro. Como me atiram pelo menos 16 vezes num carro que eles não sabem ao certo quem esta dentro? Essa pra mim é tão revoltante e tão cruel quanto a morte do João Hélio.

sábado, 5 de julho de 2008

A Ficha

Cair a ficha: Expressão que descreve aquele raro instante de compreensão total das coisas. É o estalo quando finalmente compreendemos algo que estávamos faz tempo tentando decifrar.

Parece que quando mais chega perto do embarque mais a ficha sobe ao invés de cair. A cada dia que passa, quanto mais perto fica do meu embarque, quanto mais real fica toda a situação menos me sinto como se estivesse a beira de uma mudança de vida tão grande. Impressionante. Acho que os nervos vão ficando anestesiados pra aguentarem o tranco da mudança.

~~*~~

Hoje no clubinho tivemos a nossa orientação pré-embarque. Cada vez que a orientadora fala as palavras "aeroporto", "Miami", "New Jersey" e "hotel" meu coração acelerava mas não de medo nem de nervoso e sim de excitação.

~~*~~

Esse também foi o último clubinho aqui no Brasil. Clubinho é a melhor coisa que existe porque futura au pair quando encontra futura au pair parece que encontrou o gemeo perdido. Sem contar as informações uteis e também ver o carinho e a dedicação da Ju (e das outras orientadoras) de preparar tudo pra gente.



Eu e as meninas de embarque julho/agosto fizemos uma pequena homenagem pra Ju.











E é claro que todo mundo chorou.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

She is here, finally!

Oi crianças, demorou mas voltei. Eu estava mais que ansiosamente esperando o nascimento do meu baby. Pra quem não sabe até hoje demanhã eu era uma au pair sem kid (hehehehehe).

Pois é meus hosts muito atenciosos me mantiveram informada durante todo o dia de ontem, desde a hora que foram pro hospital, durante a madrugada até hoje demanhã. Não tenho palavras pra descrever o quanto sou grata por eles me incluirem assim.

Chiara nasceu hoje as 7h20 (11h20 aqui no Rio) pesando 4kg. Mamãe e bebê passam bem. :)

Beijos a todos,
Carlinha

ps.: Chiara é pronunciado Ki-a-ra e é italiano pra clara, significa luz.